Sua carga. De onde estiver para o mundo. Importação e Exportação. Desembaraço e descomplicação.

ANTECIPAR LIQUIDAÇÃO É SAÍDA DO VAREJO TÊXTIL

Em razão da paralisação dos caminhoneiros, da Copa do Mundo e das temperaturas elevadas para o período de inverno, o setor têxtil teve desempenho comprometido. Para o segundo semestre, varejistas devem readequar seus estoques por meio de liquidações antecipadas.

Um dos exemplos de empresas do varejo que tiveram suas vendas afetadas foi a rede gaúcha Lojas Renner, a primeira do setor a divulgar balanço referente ao segundo trimestre de 2018. “Estimamos que, excluindo o evento da greve dos caminhoneiros, teríamos chegado a alta de 5% nas vendas na categoria ‘mesmas lojas’”, afirmou o diretor financeiro das Lojas Renner, Laurence Gomes.

De acordo com os dados trimestrais divulgados pela rede varejista na última sexta-feira (27), o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 2,5% – frente ao segundo trimestre do ano anterior.

Embora o negócio tenha sentido os impactos de eventos adversos de abril a junho, a rede varejista apresentou um salto de 60% no lucro líquido entre o primeiro e o segundo trimestre de 2018 – chegando a R$ 274,7 milhões. Além disso, os executivos lembraram, durante a teleconferência, que a contratação do hedgecambial “blindou” os efeitos da alta da moeda americana.

Perspectiva de mercado

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), Edmundo Lima, o setor enfrenta dificuldades “pelo momento conturbado na política e economia” que o País vive. “Tivemos um começo de inverno quente e depois, quando o frio estava aparecendo, tivemos a greve dos caminhoneiros que diminuiu também o fluxo dos dentro dos shopping centers.”

Ele ainda lembra que as temperaturas mais frias na região Sul do País não são suficientes para obter o crescimento do comércio de itens esperado para o período.

“Minha expectativa para o segundo semestre é bastante conservadora em relação ao aumento das vendas, ainda mais com o ambiente político incerto e a presença de uma volatidade cambial forte”, argumentou Lima.

Ele conclui afirmando que o movimento de antecipação de promoções “já começou desde o Dia dos Namorados, há um mês e meio”, mas que mesmo assim tem sido difícil atrair consumidores para as lojas.

Seguindo a mesma linha do diretor-executivo da Abvtex, o sócio-fundador da consultoria Inteligência360, Olegário Araújo, ressalta que “até mesmo as pessoas que estão empregadas estão com medo de se endividar ou se perder em parcelamentos.”

De acordo com ele, os desafios dos varejistas que atuam nesse setor vai ser “desovar” os estoques acumulados nos períodos de menos movimento nas lojas. Araújo diz que uma das possíveis saídas para esse cenário é antecipar as liquidações com itens de estoque que não estejam tão ligados ao período de inverno.

Nesse sentido, ele também menciona a importância de planejamento frente às oscilações repentinas de temperatura para “não comprometer o capital de giro do negócio.”

Na opinião do fundador da consultoria Telos Resultados, Luiz Muniz, a redução nesses estoques remanescentes deve ocorrer até o final do mês de agosto, mas que essas mercadorias não vão ser escoadas de forma completa.

Ele tem uma visão mais otimista em relação ao desempenho do setor para o segundo semestre. “Com a aproximação de diversas datas comemorativas nos próximos meses, com por exemplo Dia dos Pais, o comércio das próximas coleções do setor deve ocorrer de forma mais natural”, argumentou Muniz.

Alem disso, o especialista ressalta que o volume de comercialização dos varejistas para os próximos meses tem grande importância pois o tíquete médio de itens voltados para o calor são menores.

Fonte: DCI

Segunda Feira - 30/07/2018

VOLTAR



Central de Utilitários| veja + |

Links

Taxa de câmbio| clique aqui |

Cotações de fechamento e boletins intermediários

Calculadora cidadã| clique aqui |

Faça o cálculo de índices de preços

Newsletter

Receba as novidades LPC em primeira mão.

LPC Social

Conheça o trabalho social feito pela LPC.

Valores Demurrage e Detention

Mapa do site Tel:

Matriz | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . veja como chegar

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335  FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170