Sua carga. De onde estiver para o mundo. Importação e Exportação. Desembaraço e descomplicação.

EGITO BUSCA MAIS COMÉRCIO E INVESTIMENTO NO BRASIL

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, teve neste final de semana, no Cairo, uma série de reuniões com autoridades do primeiro escalão do governo egípcio para discutir formas de aumentar o comércio, os investimentos e a cooperação entre o Brasil e o Egito.

No sábado (04), ele esteve com o ministro do Abastecimento, Ali Moselhy. Os países árabes em geral, e o Egito em especial, têm grande preocupação com a segurança alimentar, pois não produzem o suficiente para atender a demanda interna e precisam importar grandes quantidades de alimentos.

“Vamos estudar juntos formas de facilitar o abastecimento do Egito, debatemos bastante esta questão”, destacou Hannun. A cooperação bilateral na área agrícola e de produção de alimentos já havia sido tema de uma reunião que o presidente da Câmara Árabe teve na semana passada com o presidente do Conselho de Exportação Agrícola do Egito, Abdel Hamid Demerdash, conforme a ANBA noticiou na última sexta-feira.

Os egípcios solicitaram que a Câmara Árabe ajude a encontrar novos exportadores de alimentos no Brasil, para que o país árabe diversifique seus fornecedores. Participaram do encontro também o gerente de Relações Governamentais da Câmara, Tamer Mansour, a ministra conselheira da embaixada brasileira no Cairo, Marisa Kenicke, e a funcionaria do Setor Comercial da representação diplomática, Dina Mongy.

Neste domingo (05), Hannun e Mansour foram recebidos pela ministra dos Investimentos e da Cooperação Internacional, Sahar Nasr. Ela pediu a colaboração da Câmara Árabe para atrair mais investidores brasileiros ao país árabe. O Egito negocia com o Brasil um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), proposto pelo Itamaraty no final do ano passado. O embaixador do Brasil no Cairo, Ruy Amaral, participou da reunião.

A ministra acrescentou que uma nova lei de investimentos está prestes a ser aprovada pelo Parlamento, e que ela irá enviar o texto à Câmara Árabe para tradução e distribuição para potenciais investidores. A norma promete facilitar os investimentos, a abertura de empresas, a repatriação de recursos, entre outras medidas.

Foi discutida ainda a possibilidade da realização de um fórum para empresários brasileiros com o objetivo de divulgar as oportunidades de investimentos no Egito.

Livre comércio

Também no domingo, os executivos da Câmara Árabe se encontraram com o ministro da Indústria e Comércio, Tarek Kabil, acompanhados de Marisa Kenicke e Dina Mongy, da embaixada.

 A importância da ratificação o mais rápido possível do acordo de livre comércio Mercosul-Egito foi um principais temas discutidos. A Argentina é o único país envolvido que ainda não ratificou, mas espera-se que o faça em breve.

Os egípcios querem que o tratado entre em vigor para facilitar a entrada de seus produtos nos mercados do bloco sul-americano e equilibrar a balança comercial, principalmente com o Brasil.

O ministro pediu ainda empenho da Câmara Árabe na consolidação do Conselho Empresarial Brasil-Egito, colegiado formado por representantes do setor privado que discute entraves, soluções e oportunidades nos negócios bilaterais e faz sugestões ao poder público.

Os representantes da entidade brasileira contaram ao ministro que empresas egípcias vão participar da próxima edição da Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em maio, e que a Câmara fez recentemente um acordo com o Escritório Comercial do Egito em São Paulo para tradução de documentos para registro de produtos do país árabe no Ministério da Agricultura do Brasil, permitindo sua comercialização.

“As reuniões com os três ministros demonstraram a importância que o Egito dá à relação com o Brasil e o papel da Câmara Árabe neste contexto”, destacou Hannun.

Os representantes da entidade tiveram ainda uma reunião com executivos da empresa cristais Asfour, que já tem negócios no Brasil, mas quer ampliar suas opções de venda no País. O CEO da companhia, Omar Asfour, é membro do Conselho Empresarial.

Fonte: Anba

Segunda Feira - 06/03/2017

VOLTAR

Central de Utilitários| veja + |

Links

Taxa de câmbio| clique aqui |

Cotações de fechamento e boletins intermediários

Calculadora cidadã| clique aqui |

Faça o cálculo de índices de preços

Newsletter

Receba as novidades LPC em primeira mão.

LPC Social

Conheça o trabalho social feito pela LPC.

Valores Demurrage e Detention

Mapa do site Tel:

Matriz | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . veja como chegar

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335  FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170