Sua carga. De onde estiver para o mundo. Importação e Exportação. Desembaraço e descomplicação.

MINISTRO ARMANDO MONTEIRO PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS EM SP

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, proferiu hoje a palestra de encerramento do Seminário "Uma agenda para dinamizar a exportação de serviços". O encontro foi promovido pelo jornal Valor Econômico e reuniu representantes das principais empresas exportadoras do setor no Brasil.

O evento também contou com a participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, do presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barreto Filho, do Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Rodrigo Azevedo, além de representantes do setor privado.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é crescente a participação do setor de serviços no comércio mundial. Atualmente, o setor já é responsável por cerca de 25% das trocas comerciais. A estimativa é que em 2025 essa participação suba para 75%.

Segundo o ministro Armando Monteiro, o Brasil passa por um momento de ajuste, com contração do mercado doméstico. "Este é o momento para se investir em exportação. Precisamos olhar para o mercado externo", disse, ressaltando que o MDIC, com respaldo da presidência, vem elaborando um plano de apoio à exportação que será lançado nos próximos dias, com o objetivo de impulsionar o setor.

Para Monteiro, o governo vem trabalhando numa agenda positiva, com o lançamento do Plano de Investimentos Logísticos, que vai ampliar a previsibilidade de regras e e tem modelagem adequada para que os projetos sejam atrativos para investidores externos, além do plano Safra, que vai destinar um volume significativo de recursos para esta que será a maior safra produzida pelo Brasil. "Agora estamos trabalhando no plano de apoio às exportações, estruturado em cinco pilares, sendo o principal deles, para as exportações de serviços, o que trata de financiamento, seguros e garantias", destacou.

"A postura mais ativa e pragmática do Brasil no comércio exterior também foi um ponto de destaque na fala do ministro. "A visão do MDIC é fortalecer os instrumentos já existentes de apoio às exportações", frisou Armando Monteiro, que foi bastante aplaudido quando reforçou a necessidade das ferramentas de financiamento, seguros e garantias para o setor exportador de serviços.

"O MDIC assume um firme compromisso de fortalecer os instrumentos de apoio às exportações", disse Monteiro. Segundo ele, nao é possível lançar o plano sem melhorar mecanismos como o Proex Equalização e o Proex Financiamento.

Monteiro lembrou também da necessidade de se avançar em acordos não tarifários, a exemplo do que vem sendo feito com os Estados Unidos. "Assinamos acordos que irão garantir a convergência reguladora e harmonização de normas em setores importantes para os dois países", disse.

Serviços de engenharia

No encerramento de sua fala, Armando Monteiro mencionou a importante participação das empresas de engenharia brasileiras em mercados externos, como o latino americano e o africano. "A presença de empresas âncora garante a internacionalização de pequenas e médias empresas inseridas na cadeia fornecedora, assegurando milhares de empregos", reforçou.

O ministro ressaltou que quando uma empresa de engenharia brasileira ganha uma concorrência internacional e executa uma obra, isso é exportação de serviços e, por isso, conta com instrumentos públicos de apoio.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Terça Feira - 16/06/2015

VOLTAR

Central de Utilitários| veja + |

Links

Taxa de câmbio| clique aqui |

Cotações de fechamento e boletins intermediários

Calculadora cidadã| clique aqui |

Faça o cálculo de índices de preços

Newsletter

Receba as novidades LPC em primeira mão.

LPC Social

Conheça o trabalho social feito pela LPC.

Valores Demurrage e Detention

Mapa do site Tel:

Matriz | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . veja como chegar

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335  FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170