Os Estados Unidos lideram o ranking de medidas de defesa comercial contra o Brasil, com 13 ações em vigor. Logo atrás, está a Argentina, com 12. Esses dados, levantados pela Fiesp, refletem o cenário atual do comércio internacional, impactado por diversos fatores, como a guerra Rússia-Ucrânia, a transição energética e a disrupção tecnológica.

🛑 Medidas como o antidumping são legítimas e fazem parte das regras do comércio internacional. Elas têm impacto direto em setores importantes, como a siderurgia e o alumínio, afetando produtos brasileiros com altas tarifas de importação.

📉 Apesar de representarem apenas 0,6% das exportações anuais para os EUA, essas medidas atingem duramente setores específicos, como o de fio máquina carbono, mel natural e folhas de alumínio, que somaram mais de US$ 205 milhões em exportações no ano passado.

💡 É fundamental que as empresas brasileiras estejam preparadas para lidar com esse cenário desafiador. A Fiesp, atenta a essas mudanças, está lançando uma cartilha para ajudar exportadores a enfrentar as medidas de defesa comercial e manter a competitividade!

🌐 Quer saber mais sobre como podemos otimizar suas operações de importação? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços! 🚢📦