Imagine um Brasil sem transporte rodoviário: prateleiras vazias, indústrias paradas e o fluxo de bens e serviços interrompido. É isso que está em jogo com o recente debate sobre o aumento das tarifas de importação de pneus, que pode afetar profundamente o setor de transportes, responsável por conectar produtores e consumidores em todo o país.
📊 Por que isso importa?
- Impacto direto nos fretes: Pneus representam até 10% do custo do frete, e qualquer aumento pode ser repassado ao consumidor final.
- Sucateamento das frotas: Pequenos transportadores, que representam 94% do setor, terão dificuldade em arcar com os custos adicionais.
- Risco de inflação: A elevação de preços no transporte pode desencadear um efeito cascata no custo dos produtos transportados.
⚠️ O que está sendo discutido?
A proposta inicial previa o aumento da alíquota de importação de pneus de 16% para 35%, mas, após pressão do setor, foi reduzida para 25%. Ainda assim, a medida é vista com preocupação, especialmente por caminhoneiros autônomos e pequenas transportadoras.
🌍 Soluções no horizonte:
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) busca equilibrar os custos operacionais com a proteção da indústria nacional, debatendo alternativas como pisos mínimos de frete e mecanismos antidumping.
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