Na última quarta-feira (20), Brasil e China firmaram um acordo histórico para a exportação de gergelim, durante o encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. Além do gergelim, novos mercados foram abertos para uvas frescas, sorgo e derivados de peixe, ampliando as oportunidades para o agro brasileiro.
A China, maior importadora de gergelim do mundo, desembolsou US$ 1,53 bilhão no produto em 2023. Já o Brasil, que vem ganhando destaque no mercado global, viu suas exportações de gergelim crescerem 210% nos últimos três anos.
A safra 2023/24 está estimada em 360 mil toneladas, um crescimento de 228% em relação a 2021, com o Mato Grosso liderando a produção. Estados como Goiás, Pará, Tocantins, Bahia e Minas Gerais também vêm se destacando no cultivo.
O acordo fortalece o agronegócio brasileiro e abre novos horizontes para os nossos produtores. É mais um passo para consolidar o Brasil como potência global no setor!
🌐 Quer saber mais sobre como podemos otimizar suas operações de importação? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!