O governo de Rondônia está no centro de uma potencial parceria estratégica com uma empresa peruana e chinesa, que pode abrir novas rotas logísticas entre o Brasil, Peru e China.

Durante uma visita ao Porto de Porto Velho, na terça-feira (3), as duas instituições demonstraram interesse em conectar o terminal brasileiro ao Porto de Chancay, no Peru, que está em fase final de construção e tem inauguração prevista para o final deste ano.

O plano prevê a criação de uma rota que utiliza os rios Madeira, Amazonas e Solimões, passando pela fronteira aduaneira de Tabatinga, no Amazonas, até Pucallpa, no Peru.

De lá, as cargas seguiriam por via terrestre até o Porto de Chancay, de onde seriam exportadas para a China, principalmente soja. No sentido inverso, a rota seria utilizada para a importação de fertilizantes.

O Porto de Porto Velho já realiza operações até Iquitos, no Peru, um trajeto de aproximadamente 20 dias. Com a nova rota, as cargas poderiam sair alfandegadas diretamente de Porto Velho para a China, ampliando a eficiência logística e fortalecendo a integração econômica entre Brasil e Peru, habilitando as importações e ampliando as exportações já existentes.

🌐 Quer saber mais sobre como podemos otimizar suas operações de importação? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços! 🚢📦