Desde o Neolítico, os rios são caminhos essenciais para o transporte de cargas, e essa tradição se mantém até hoje! O transporte hidroviário é uma alternativa sustentável e econômica, reduzindo emissões de carbono e os custos operacionais. Com aproximadamente 630.000 km de rios navegáveis em todo o mundo, o Brasil é o terceiro país em potencial de navegação fluvial, ficando atrás apenas de China e Rússia.

Mas, apesar desse grande potencial, apenas 30% dos nossos 63.000 km de rios navegáveis são aproveitados. A falta de políticas públicas eficazes e os impactos das mudanças climáticas, como as secas no Norte, têm dificultado o desenvolvimento desse modal de transporte. Um exemplo é a paralisação recente do transporte de grãos no Rio Madeira, que elevou os custos do setor exportador.

No Porto de Santos, um dos maiores do país, a revitalização de rotas como o canal de Bertioga poderia impulsionar a economia, tornando o transporte de grandes cargas, como pás eólicas, mais acessível e direto. Essa mudança seria um passo importante para tornar o transporte hidroviário uma realidade mais presente no Brasil.

Para isso, é essencial um planejamento logístico responsável e que antecipe as demandas futuras, como já acontece em outros países. Na Europa, bilhões de euros são investidos em canais de navegação, mostrando a importância desse modal para a economia.

🌐 Quer saber mais sobre como podemos otimizar suas operações de importação? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!