Your cargo. From where it is to the world. Import and Export. Clearance and no complication.

NOVO MODELO ESTIMULA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

As alterações previstas na forma de cobrança da energia elétrica devem estimular a adoção de medidas de eficiência energética na indústria. Especialistas acreditam que a introdução gradual da tarifa branca pode evitar distorções e aferir maior responsabilidade individual ao desperdício.

“A reforma setorial e as privatizações abrem mercado para a eficiência energética”, declarou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Alexandre Moana, em apresentação a jornalistas.

A tarifa branca prevê três faixas de cobrança em que a energia é mais cara em horários de maior demanda. A modalidade está disponível desde 1º janeiro para consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh) por mês. Em 2019, atenderá quem consome acima de 250 kWh/mês e todos os demais consumidores em 2020.

“Ocorreu uma mudança ideológica após o impeachment [de Dilma Rousseff] em direção a um mercado mais livre. Isso traz mais transparência. Com os subsídios cruzados diminuindo, sem formas artificiais de controle, o desperdício é melhor mensurado. A cobrança é mais justa e não bancaremos o desperdício dos outros”, afirmou Moana.

A reforma do setor elétrico, projeto de lei do Ministério de Minas e Energia (MME), discorre sobre pautar sua atuação “em busca de um ambiente de negócios mais eficiente, com menos subsídios, maior racionalidade econômica e estabilidade regulatória voltada à sustentabilidade do setor.”

A renúncia de Fernando Coelho Filho do cargo de ministro e a debandada de alguns técnicos importantes, como o ex-secretário-executivo Paulo Pedrosa, preocupa o mercado em relação à continuidade da reforma. Moana disse que foi comunicado de que a equipe do novo ministro, Wellington Moreira Franco, seguirá a mesma linha de trabalho. “A reforma do setor elétrico é absurdamente importante, profunda o suficiente para ser comparada à reforma da Previdência. O discurso do MME é que vai continuar nesse sentido.”

O diretor da divisão de Energy Services Company (Esco) da Comerc, Marcel Haratz, apresentou dados que demonstram que o Brasil contraria a tendência mundial de redução de consumo de energia.

“O parque industrial brasileiro está cada vez mais ineficiente. A média de idade dos equipamentos é muito alta e atrapalha a competitividade”, afirmou Haratz.

Ele acredita que embora a viabilidade técnica e econômica da eficiência energética seja comprovada, ainda falta vontade política.

Moana acrescenta que são necessários mecanismos de obrigatoriedade, como certificações. “Se a empresa for mal avaliada, ficar abaixo do índice mínimo, é punida de alguma forma. O Brasil não tem nenhuma política assim. São essas políticas que fazem acontecer a eficiência energética. Em nenhum lugar do mundo acontece sem medir e exigir.”

A Comerc Esco apresentou o projeto de eficiência energética em duas unidades na Faber-Castell, concluído no ano passado. Foram substituídas 4,7 mil lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio por luminárias LED e a iniciativa trouxe economia de 62% da energia consumida pela iluminação.

O gerente da unidade da Faber-Castell de São Carlos (SP), Fernando Cresce, explica que não houve investimento da empresa no projeto. A Comerc foi remunerada através de um valor relativo à economia realizada. “Não tem porque não aprovar um projeto em que não há investimento, mas há retorno ambiental e financeiro. A planta funciona 24 horas por dia, uma lâmpada queimada atrapalha o processo produtivo”, declarou Cresce.

Fonte: DCI

Quarta Feira - 11/04/2018

VOLTAR

Utility Center| see + |

Links

Exchange rate| click here |

Closing quotations and intermediate reports

Citizen calculator| click here |

Calculate price rates

Newsletter

Receive LPC news firsthand

Social LPC

Find out about the social work carried out by LPC.

Values Demurrage and Detention

Site map Tel:

Head Office | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . see how to arrive

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335 FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170