Su carga. De donde está para el mundo. Importación y Exportación. Despacho aduanero y ninguna complicación.

ANTAQ E MOVIMENTO PRÓ-LOGÍSTICA REALIZAM CAFÉ HIDROVIÁRIO NO DNIT

Aconteceu na sede do DNIT, em Brasília, uma nova reunião do Café Hidroviário. Usualmente realizado a cada dois meses, o encontro é promovido pelo Movimento Pró-Logística e pela ANTAQ. Representantes da ANTAQ, do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), do Movimento Pró-Logística, entre outras entidades, se reuniram, nesta terça-feira (15), para discutir pauta relacionada ao transporte fluvial brasileiro.

Um dos pontos da reunião foi a Hidrovia Tietê-Paraná, que teve sua navegação restabelecida no início do ano após vinte meses de paralisação, que aconteceu devido à Usina de Ilha Solteira ter passado a gerar mais energia, em um momento de baixa reserva hídrica e alto valor do quilowatt, esvaziando o nível dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, já que são interligados pelo Canal Pereira Barreto.

A ideia do Movimento Pró-Logística e da ANTAQ é fomentar a contratação de um estudo para detalhar os impactos da paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná para a logística brasileira. "Precisamos mostrar para a sociedade um balanço dos impactos e as consequências dessa paralisação", destacou o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, ressaltando que esse estudo pode ter a contribuição da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência.

O Pedral do Lourenço foi outro tema da pauta. De acordo com o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, que também compareceu ao Café Hidroviário, destacou que o órgão concluiu a primeira fase da concorrência pública para o derrocamento do Pedral do Lourenço, situado na Hidrovia do Tocantins, no Pará. A intervenção consiste em desgastar os pedrais que impedem a navegação de comboios de carga durante principalmente os meses de setembro a novembro, período em que o rio fica mais raso.

Conforme Silveira, o derrocamento consiste em abrir um canal navegável de cerca de 140 metros de largura no trecho. A primeira fase da licitação teve como vencedora a empresa DTA Engenharia LTDA. A proposta foi de R$ 520,6 milhões. A obra deve ser concluída em cinco anos.

Outro ponto tratado foi sobre a dragagem e segurança no Rio Madeira. Segundo o diretor-geral do DNIT, está prestes a sair o edital da dragagem desta via fluvial. "Desta vez será contratado para cinco anos, assim diminuímos o impacto burocrático de ter de aprovar todo ano", afirmou Valter Casimiro.

Sobre o Rio Madeira, ficou acertado que a ANTAQ solicitará uma reunião com o IBAMA, Marinha do Brasil, DNIT, ANA, Ministério dos Transportes, entre outros, para tratar sobre as centenas de dragas que atuam no rio e o despejo de toras de madeira rio abaixo realizado pela empresa operadora da Usina de Santo Antônio.

Movimento Pró-Logística

O Movimento Pró-Logística é composto pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso (OCB/MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), pelo Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT), pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e pelo Instituto Ação Verde.

Fonte: ANTAQ

Terça Feira - 15/03/2016

VOLTAR

Central de Utilidades| see + |

Links

Tasa de cambio| haga clicaquí |

Cotizaciones de cierre e informes intermediarios

Calculadora Ciudadana

Haga el cálculo de los índices de precios

Newsletter

Reciba las noticias de LPC de primera mano.

LPC Social

Conozca el trabajo social hecho por LPC.

Valores Demurrage y Detention

Mapa del sitio Tel:

Matriz | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . Vea cómo llegar

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335  FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170