Su carga. De donde está para el mundo. Importación y Exportación. Despacho aduanero y ninguna complicación.

BUSCA PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES ALAVANCA O CRESCIMENTO DO PAÍS, DIZ LEVY

A busca pelo aumento da eficiência energética e o desenvolvimento de meios alternativos de geração de energia com baixa produção de poluentes alavancam o crescimento do PIB sem aumentar as emissões de carbono, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quinta-feira (22). Na avaliação do ministro, é importante que esse debate envolva o setor privado e o governo.

Levy e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reuniram-se com representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação de mais de 70 grupos empresariais que busca promover o desenvolvimento sustentável. A discussão integra a fase de preparação para a participação do Brasil na 21ª Conferência do Clima, que ocorrerá em dezembro, em Paris.

"Ter um fórum como o CEBDS é fundamental. O governo e o setor privado estão conversando sobre caminhos que vão dar protagonismo ao Brasil, gerar emprego e tornar inúmeras coisas mais acessíveis, dentro da estratégia de inclusão do país", disse Levy na entrevista coletiva após o encontro.

O ministro destacou que o próprio desenvolvimento de tecnologias para a ampliação do uso de energias renováveis representa um fator multiplicativo benéfico sobre a economia. "Assim, nós fazemos com que a busca pela sustentabilidade e pela mitigação de mudanças climáticas seja um fator de desenvolvimento", afirmou.

No campo da energia eólica, exemplificou o ministro, o Brasil opera perto da fronteira tecnológica, mas há sempre muito a avançar.

Levy elogiou o trabalho de Izabella à frente do Ministério do Meio Ambiente. "A diminuição do desmatamento e das queimadas permitiu uma queda de 40% das emissões totais de carbono nos últimos dez anos. Nenhum outro país fez assim", disse Levy. "Hoje nossa emissão de carbono por unidade de PIB é o que a Alemanha tem como alvo para 2030."

Izabella, por sua vez, lembrou que a meta que o Brasil levará para Paris é reduzir em 43% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, tendo 2005 como ano-base, e destacou a importância do esforço que o país ainda terá de fazer para atingi-la. "Temos que preparar nossos investidores para ter um país competitivo em termos de crescimento econômico levando em consideração a transição para uma economia de baixo carbono", disse ela.

Izabella ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Fazenda na condução desse diálogo entre governo e setor privado para o desenho de novos planos, novas políticas e novos investimentos. "A reunião foi bastante exitosa, nesse sentido de buscar um formato de diálogo com o setor produtivo", afirmou.

No encontro, os empresários discutiram com os ministros propostas para ampliar o consumo inteligente de energia, desenvolver a produção de energias renováveis e também reduzir as emissões do transporte de cargas.

Levy foi questionado sobre esse último ponto durante a coletiva. Questionado sobre o impacto das restrições de financiamento a projetos que buscam melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão dos transportes, o ministro aproveitou para reforçar a importância da busca de um Orçamento equilibrado que permita a volta do crescimento.

"A questão da capacidade do governo se financiar vem de uma adequação que começa com o Orçamento de 2016, a otimização e priorização de certos gastos e economias em muitas áreas", argumentou Levy. "Essa é a importância de acelerarmos e chegarmos a um Orçamento robusto que dê a tranquilidade necessária para o Brasil voltar a crescer. E precisamos voltar a crescer já", disse ele.

Fonte: Ministério da Fazenda

Sexta Feira - 23/10/2015

VOLTAR

Central de Utilidades| see + |

Links

Tasa de cambio| haga clicaquí |

Cotizaciones de cierre e informes intermediarios

Calculadora Ciudadana

Haga el cálculo de los índices de precios

Newsletter

Reciba las noticias de LPC de primera mano.

LPC Social

Conozca el trabajo social hecho por LPC.

Valores Demurrage y Detention

Mapa del sitio Tel:

Matriz | Rua Canuto Saraiva, 575 . Mooca . São Paulo. SP . CEP 03113-010 . Vea cómo llegar

SANTOS.SP Rua Visconde do Rio Branco, 39/41
Centro . CEP: 11013.030

Tel: +55 13 3228.7000
3234.4255
URUGUAIANA.RS Rua Julio de Castilhos, 3.374
Ed. Parati . Sala A Térreo
Centro . CEP: 97502.410

Tel/Fax: +55 55 3412.4065
3411.2771
SÃO BORJA.RS Centro Unificado de Fronteira
CUF . Sala LPC 249
Ponte Internacional
CEP: 97670.000

Tel: +55 55 3431.1779
SÃO FRANCISCO DO SUL.SC Rua Fernandes Dias, 194
Centro Histórico
São Francisco do Sul
CEP: 89240.000

Tel: +55 47 3449.0937
DIONÍSIO CERQUEIRA . SC . Rua Presidente Vargas, 700 . Centro . CEP: 89240.000 ITAJAÍ . SC . Rua José Ferreira da Silva, 54 . Centro Itajaí . CEP: 88301.335  FOZ DO IGUAÇU . PR . Rua Rui Barbosa, 778 . Sala 22 . Ed. Centro Empresarial Adriana .CEP: 85851.170